Em um verão nem um pouco distante nós pudemos presenciar um embate curioso entre a poderosa Ambev e pequetita Schincariol pelo mercado nacional de cerveja. A empresa ituana veio com uma campanha muito boa, instigando os consumidores a largar o preconceito de lado e experimentar a sua cerveja, então radicalmente diferente, segundo eles. O sucesso da propaganda foi tanto que chegou a incomodar a gigante absoluta no segmento, mas a farra durou pouco. Não há propaganda que consiga sustentar um produto ruim por muito tempo.
Agora, novo verão que se aproxima, a Schincariol percebeu que é mais fácil convencer alguém a comprar sua cerveja por qualquer outro motivo (ajudar seu clube de coração, por exemplo) do que por causa de seu sabor e cedeu seu lugar para uma disputa mais igual: A mexicana Femsa, líder absoluta em seu país e outros mercados, que preocupada com a entrada da Ambev em terras cucarachas resolveu se defender atacando. Comprou a Kaiser e começou a investir pesado no mercado brasileiro. Já dá para ver o anuncio de sua garota dos olhos, a cerveja Sol, passando sem parar na TV. Com menos freqüência também se pode assistir a propaganda de uma cerveja feita para ser consumida durante o dia. Me pergunto se é mais uma marca da empresa mexicana, mas sem saber o nome da dita cuja, nem São Google ajuda a tirar a dúvida.
Não provei da nova Kaiser ainda para ver se conseguiram dar jeito nela. Nem da Sol. Vai ser engraçado poder perdir num boteco uma cerveja que até hoje só se encontrava em boites e restaurantes granfinos, com status de importada. Até hoje não provei também, já que desviamos por essa banda, a cerveja “Mulata” – bebida com nome e rótulo que a fazem parecer objeto cenográfico – mas essa eu nem faço questão, para ser sincero.
Provei sim a grande novidade da Ambev para o verão: A tal da Skol Lemon. Achava que o pessoal da Skol ia tentar simular o sabor com que ficam as cervejas quando jogamos uma fatia de limão dentro delas (um hábito mexicano, vejam só vocês), mas que nada. Eles partiram para uma direção completamente diferente e devem fazer concorrência para a Pepsi twist, o Sprite e similares. Não vou nem entrar no julgamento de valor sobre a Skol Lemon: simplesmente não é cerveja, é refrigerante. Agora quem não gosta de cerveja e demais bebidas alcoólicas mas adora o efeito que elas proporcionam, já tem opção para quando não tiver Sminorf Ice. Façam bom proveito!
De minha parte, continuarei no verão a parceria que já vem funcionando há um tempo: Quando tiver Itaipava, é nela que eu vou. Não deixa nada a dever para as outras e ainda sai mais em conta, deixando um trocado pro táxi. Porque junto com a cerveja e com o verão, você vai esbarrar sempre com aquela mensagem: se for beber não dirija...
2 comentários:
Viva a Itaipava! Ou, nos momentos de folga nas finanças, Bohemia de trigo. Delícia!
Ah, desce mais uma, garçon!
Essa Skol Lemon é lamentável mesmo.
Uma que eu descobri que é boa é a Bavaria Premium. Teria preconceito simplesmente por ser Bavária, mas acabei provando num churrasco em que não havia opção. Mas não tá na competição de custo-benefício com a Itaipava, é mais carinha.
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